Ementa:  Normas complementares que instituem o Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações, com fundamento na Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e orientam a sua implementação no âmbito do Sistema Estadual de Ensino do Estado do Paraná.
Número: 003/2018
Tipo: Deliberação
Conselho: Movimento Pela Base
Publicação: 22/11/2018
Palavras-Chave: BNCC Educação Infantil Ensino Fundamental BNCC EI/EF Currículos
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  • Fica instituído no Sistema Estadual de Ensino do Paraná, por recomendação do Comitê Executivo da BNCC, constituído pelas Portarias da Secretaria de Estado da Educação (Seed) n.ºs 66 e 278/2018
  • Define-se competência, no âmbito da BNCC, como a mobilização de conhecimentos, isto é, conceitos e procedimentos, e habilidades como práticas cognitivas e socioemocionais, atitudes e valores
  • estruturada, dentre outras formas, por: I. área de conhecimento; II. disciplina; 10 PROCESSO n.º 995/18 III. blocos de disciplinas; IV. módulos; V. núcleos de competências e habilidades; VI. eixo
  • A Educação Infantil tem como eixos norteadores, no Referencial Curricular do Paraná, as interações e brincadeiras que possibilitam aprendizagens, desenvolvimento e sociabilização.
  • A BNCC começou a ser elaborada em 2015 como estratégia articulada ao cumprimento de algumas das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), instituído em 2014.
  • Histórico A necessidade da BNCC surgiu em 1988, com a promulgação da Constituição Federal.
  • Em 2014, o Plano Nacional de Educação (PNE) registrou a BNCC como estratégia para alcançar as metas 1, 2, 3 e 7.
  • Em junho de 2015, foi exarada a Portaria nº 592, do MEC, que instituiu, junto com o Consed e a Undime, o grupo de redação responsável pela primeira versão da BNCC.
  • E, finalmente, a Portaria Seed-PR nº 385, de 5 de julho de 2018, instituiu a Comissão Estadual de Implementação da BNCC no território paranaense.
  • Esta foi a última etapa do rito da Governança da BNCC no Paraná, para a instituição da proposta, por meio de Deliberação específica.
  • Conforme registra o texto introdutório do Referencial Curricular da BNCC no Paraná (2018, p. 08), ele segue (…) a estrutura da BNCC trazendo para a realidade paranaense discussões sobre os princípios
  • Conforme estabeleceu a Resolução CNE/CEB nº 05/2009, que diz respeito a tais parâmetros, os PPPs da Educação Infantil devem direcionar seus 44 PROCESSO n.º 995/18 eixos orientadores nas interações
  • Esses princípios podem ser divididos em três âmbitos, mas complementares entre si: princípios Éticos, Políticos e Estéticos, previstos na BNCC.
  • Com isso, amplia a divisão feita na BNCC, que divide a Educação Infantil em bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas.
  • Relatório do 2° Ciclo de Monitoramento das Metas do PNE – Inep/Mec *Estimativa de 2016 realizada com a Pnad contínua Fluxo das Redes Públicas e Privada no Paraná, em % - 2013 a 2016 2013 2014 2015 2016 EF
  • 1 reprovação 6% 5% 5% 6% abandono 0% 0% 0% 0% aprovação 94% 94% 95% 94% EF 2 reprovação 14% 14% 11% 13% abandono 8% 3% 3% 2% aprovação 83% 84% 85% 85% EM reprovação 14% 14% 12% 14% abandono
  • 8% 8% 9% 7% aprovação 78% 78% 79% 78% Fonte: Censo Escolar – Inep/Mec Fluxo das Redes Públicas e Privada no Paraná, em números - 2013 a 2016 2013 2014 2015 2016 EF 1 reprovação 40.156 39.635 34.740
  • 37.781 abandono 1.253 1.085 810 672 aprovação 654.509 644.079 644.584 632.665 EF 2 reprovação 82.952 79.375 63.643 72.379 abandono 19.706 18.649 17.668 12.863 aprovação 506.770 484.012 476.653
  • Executivo Estadual e a Assessoria Técnica para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Estado do Paraná.
  • Estadual de Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Território Paranaense.
Ementa:  Normas complementares que instituem o Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações, com fundamento na Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e orientam a sua implementação no âmbito do Sistema Estadual de Ensino do Estado do Paraná. Lista de Municípios que HOMOLOGARAM o Documento de Referência Curricular Estadual elaborado em regime de colaboração - SEM sistema próprio: 1. Abatiá, 2. Adrianópolis, 3. Agudos do Sul, 4. Almirante Tamandaré, 5. Altamira do Paraná, 6. Alto Paraíso, 7. Alto Paraná, 8. Alto Piquiri, 9. Altônia, 10. Alvorada do Sul, 11. Amaporã, 12. Ampére, 13. Anahy, 14. Andirá, 15. Ângulo, 16. Antonina, 17. Antônio Olinto, 18. Apucarana, 19. Arapongas, 20. Arapoti, 21. Arapuã, 22. Araruna, 23. Ariranha do Ivaí, 24. Assaí, 25. Assis Chateaubriand, 26. Astorga, 27. Atalaia, 28. Balsa Nova, 29. Bandeirantes, 30. Barbosa Ferraz, 31. Barra do Jacaré, 32. Barracão, 33. Bela Vista da Caroba, 34. Bela Vista do Paraíso, 35. Bituruna, 36. Boa Esperança, 37. Boa Esperança do Iguaçu, 38. Boa Ventura de São Roque, 39. Boa Vista da Aparecida, 40. Bocaiúva do Sul, 41. Bom Jesus do Sul, 42. Bom Sucesso, 43. Bom Sucesso do Sul, 44. Borrazópolis, 45. Braganey, 46. Brasilândia do Sul, 47. Cafeara, 48. Cafelândia, 49. Cafezal do Sul, 50. Califórnia, 51. Cambará, 52. Cambé, 53. Cambira, 54. Campina da Lagoa, 55. Campina do Simão, 56. Campina Grande do Sul, 57. Campo Bonito, 58. Campo do Tenente, 59. Campo Largo, 60. Campo Magro, 61. Campo Mourão, 62. Cândido de Abreu, 63. Candói, 64. Cantagalo, 65. Capanema, 66. Capitão Leônidas Marques, 67. Carambeí, 68. Carlópolis, 69. Castro, 70. Catanduvas, 71. Centenário do Sul, 72. Cerro Azul, 73. Céu Azul, 74. Cianorte, 75. Cidade Gaúcha, 76. Clevelândia, 77. Colombo, 78. Colorado, 79. Congonhinhas, 80. Conselheiro Mairinck, 81. Contenda, 82. Corbélia, 83. Cornélio Procópio, 84. Coronel Domingos Soares, 85. Coronel Vivida, 86. Corumbataí do Sul, 87. Cruz Machado, 88. Cruzeiro do Iguaçu, 89. Cruzeiro do Oeste, 90. Cruzeiro do Sul, 91. Cruzmaltina, 92. Curiúva, 93. Diamante D'Oeste, 94. Diamante do Norte, 95. Diamante do Sul, 96. Dois Vizinhos, 97. Douradina, 98. Doutor Camargo, 99. Doutor Ulysses, 100. Enéas Marques, 101. Engenheiro Beltrão, 102. Entre Rios do Oeste, 103. Esperança Nova, 104. Espigão Alto do Iguaçu, 105. Farol, 106. Faxinal, 107. Fazenda Rio Grande, 108. Fênix, 109. Fernandes Pinheiro, 110. Figueira, 111. Flor da Serra do Sul, 112. Floraí, 113. Floresta, 114. Florestópolis, 115. Flórida, 116. Formosa do Oeste, 117. Foz do Iguaçu, 118. Foz do Jordão, 119. Francisco Alves, 120. Francisco Beltrão, 121. General Carneiro, 122. Godoy Moreira, 123. Goioerê, 124. Goioxim, 125. Grandes Rios, 126. Guaíra, 127. Guairaçá, 128. Guamiranga, 129. Guapirama, 130. Guaporema, 131. Guaraci, 132. Guaraniaçu, 133. Guaraqueçaba, 134. Guaratuba, 135. Honório Serpa, 136. Ibaiti, 137. Ibema, 138. Icaraíma, 139. Iguaraçu, 140. Imbaú, 141. Imbituva, 142. Inácio Martins, 143. Inajá, 144. Indianópolis, 145. Ipiranga, 146. Iporã, 147. Iracema do Oeste, 148. Irati, 149. Iretama, 150. Itaguajé, 151. Itaipulândia, 152. Itambaracá, 153. Itambé, 154. Itapejara D'Oeste, 155. Itaperuçu, 156. Itaúna do Sul, 157. Ivaí, 158. Ivaiporã, 159. Ivaté, 160. Ivatuba, 161. Jaboti, 162. Jaguapitã, 163. Jaguariaíva, 164. Jandaia do Sul, 165. Janiópolis, 166. Japira, 167. Japurá, 168. Jardim Alegre, 169. Jardim Olinda, 170. Jataizinho, 171. Jesuítas, 172. Joaquim Távora, 173. Jundiaí do Sul, 174. Juranda, 175. Jussara, 176. Kaloré, 177. Lapa, 178. Laranjal, 179. Laranjeiras do Sul, 180. Leópolis, 181. Lidianópolis, 182. Lindoeste, 183. Loanda, 184. Lobato, 185. Luiziana, 186. Lunardelli, 187. Lupionópolis, 188. Mallet, 189. Mamborê, 190. Mandaguaçu, 191. Mandaguari, 192. Mandirituba, 193. Manfrinópolis, 194. Mangueirinha, 195. Manoel Ribas, 196. Marechal Cândido Rondon, 197. Maria Helena, 198. Marialva, 199. Marilândia do Sul, 200. Marilena, 201. Mariluz, 202. Maringá, 203. Mariópolis, 204. Maripá, 205. Marmeleiro, 206. Marquinho, 207. Marumbi, 208. Matelândia, 209. Matinhos, 210. Mato Rico, 211. Mauá da Serra, 212. Medianeira, 213. Mercedes, 214. Mirador, 215. Miraselva, 216. Missal, 217. Moreira Sales, 218. Morretes, 219. Munhoz de Melo, 220. Nossa Senhora Das Graças, 221. Nova Aliança do Ivaí, 222. Nova América da Colina, 223. Nova Aurora, 224. Nova Cantu, 225. Nova Esperança, 226. Nova Esperança do Sudoeste, 227. Nova Fátima, 228. Nova Laranjeiras, 229. Nova Londrina, 230. Nova Olímpia, 231. Nova Prata do Iguaçu, 232. Nova Santa Bárbara, 233. Nova Santa Rosa, 234. Nova Tebas, 235. Novo Itacolomi, 236. Ortigueira, 237. Ourizona, 238. Ouro Verde do Oeste, 239. Paiçandu, 240. Palmital, 241. Palotina, 242. Paraíso do Norte, 243. Paranacity, 244. Paranapoema, 245. Paranavaí, 246. Pato Bragado, 247. Pato Branco, 248. Paulo Frontin, 249. Peabiru, 250. Perobal, 251. Pérola, 252. Pérola D'Oeste, 253. Piên, 254. Pinhal de São Bento, 255. Pinhalão, 256. Pinhão, 257. Piraí do Sul, 258. Piraquara, 259. Pitanga, 260. Pitangueiras, 261. Planaltina do Paraná, 262. Planalto, 263. Pontal do Paraná, 264. Porecatu, 265. Porto Amazonas, 266. Porto Barreiro, 267. Porto Rico, 268. Porto Vitória, 269. Prado Ferreira, 270. Pranchita, 271. Presidente Castelo Branco, 272. Primeiro de Maio, 273. Prudentópolis, 274. Quarto Centenário, 275. Quatiguá, 276. Quatro Barras, 277. Quatro Pontes, 278. Quedas do Iguaçu, 279. Querência do Norte, 280. Quinta do Sol, 281. Quitandinha, 282. Ramilândia, 283. Rancho Alegre, 284. Rancho Alegre D'Oeste, 285. Realeza, 286. Rebouças, 287. Renascença, 288. Reserva, 289. Reserva do Iguaçu, 290. Ribeirão Claro, 291. Ribeirão do Pinhal, 292. Rio Azul, 293. Rio Bom, 294. Rio Bonito do Iguaçu, 295. Rio Branco do Ivaí, 296. Rio Branco do Sul, 297. Rio Negro, 298. Rolândia, 299. Roncador, 300. Rondon, 301. Rosário do Ivaí, 302. Sabáudia, 303. Salgado Filho, 304. Salto do Itararé, 305. Salto do Lontra, 306. Santa Amélia, 307. Santa Cecília do Pavão, 308. Santa Cruz de Monte Castelo, 309. Santa fé, 310. Santa Helena, 311. Santa Inês, 312. Santa Isabel do Ivaí, 313. Santa Izabel do Oeste, 314. Santa Lúcia, 315. Santa Maria do Oeste, 316. Santa Mariana, 317. Santa Mônica, 318. Santa Tereza do Oeste, 319. Santa Terezinha de Itaipu, 320. Santana do Itararé, 321. Santo Antônio da Platina, 322. Santo Antônio do Caiuá, 323. Santo Antônio do Paraíso, 324. Santo Antônio do Sudoeste, 325. Santo Inácio, 326. São Carlos do Ivaí, 327. São Jerônimo da Serra, 328. São João, 329. São João do Caiuá, 330. São João do Ivaí, 331. São João do Triunfo, 332. São Jorge D'Oeste, 333. São Jorge do Ivaí, 334. São Jorge do Patrocínio, 335. São José da Boa Vista, 336. São José Das Palmeiras, 337. São Manoel do Paraná, 338. São Mateus do Sul, 339. São Miguel do Iguaçu, 340. São Pedro do Iguaçu, 341. São Pedro do Ivaí, 342. São Pedro do Paraná, 343. São Sebastião da Amoreira, 344. São Tomé, 345. Sapopema, 346. Saudade do Iguaçu, 347. Sengés, 348. Serranópolis do Iguaçu, 349. Sertaneja, 350. Siqueira Campos, 351. Sulina, 352. Tamarana, 353. Tamboara, 354. Tapejara, 355. Tapira, 356. Teixeira Soares, 357. Terra Boa, 358. Terra Rica, 359. Terra Roxa, 360. Tibagi, 361. Tijucas do Sul, 362. Tomazina, 363. Três Barras do Paraná, 364. Tunas do Paraná, 365. Tuneiras do Oeste, 366. Tupãssi, 367. Turvo, 368. Ubiratã, 369. Umuarama, 370. União da Vitória, 371. Uniflor, 372. Uraí, 373. Ventania, 374. Vera Cruz do Oeste, 375. Verê, 376. Virmond, 377. Vitorino, 378. Wenceslau Braz, 379. Xambrê. Lista de Municípios que HOMOLOGARAM o Documento de Referência Curricular Estadual elaborado em regime de colaboração - COM sistema próprio: 1. Araucária, 2. Curitiba, 3. Londrina, 4. Palmas, 5. Palmeira, 6. Paula Freitas, 7. Pinhais, 8. Ponta Grossa, 9. Sarandi, 10. Sertanópolis, 11. Toledo.
Número: 003/2018
Tipo: Deliberação
Conselho: Movimento Pela Base
Publicação: 22/11/2018
Palavras-Chave: BNCC EDUCACAO INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL CURRICULOS BNCC EI EF
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  • Fica instituído no Sistema Estadual de Ensino do Paraná, por recomendação do Comitê Executivo da BNCC, constituído pelas Portarias da Secretaria de Estado da Educação (Seed) n.ºs 66 e 278/2018
  • Define-se competência, no âmbito da BNCC, como a mobilização de conhecimentos, isto é, conceitos e procedimentos, e habilidades como práticas cognitivas e socioemocionais, atitudes e valores
  • estruturada, dentre outras formas, por: I. área de conhecimento; II. disciplina; 10 PROCESSO n.º 995/18 III. blocos de disciplinas; IV. módulos; V. núcleos de competências e habilidades; VI. eixo
  • A Educação Infantil tem como eixos norteadores, no Referencial Curricular do Paraná, as interações e brincadeiras que possibilitam aprendizagens, desenvolvimento e sociabilização.
  • A BNCC começou a ser elaborada em 2015 como estratégia articulada ao cumprimento de algumas das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), instituído em 2014.
  • Histórico A necessidade da BNCC surgiu em 1988, com a promulgação da Constituição Federal.
  • Em 2014, o Plano Nacional de Educação (PNE) registrou a BNCC como estratégia para alcançar as metas 1, 2, 3 e 7.
  • Em junho de 2015, foi exarada a Portaria nº 592, do MEC, que instituiu, junto com o Consed e a Undime, o grupo de redação responsável pela primeira versão da BNCC.
  • E, finalmente, a Portaria Seed-PR nº 385, de 5 de julho de 2018, instituiu a Comissão Estadual de Implementação da BNCC no território paranaense.
  • Esta foi a última etapa do rito da Governança da BNCC no Paraná, para a instituição da proposta, por meio de Deliberação específica.
  • Conforme registra o texto introdutório do Referencial Curricular da BNCC no Paraná (2018, p. 08), ele segue (…) a estrutura da BNCC trazendo para a realidade paranaense discussões sobre os princípios
  • Conforme estabeleceu a Resolução CNE/CEB nº 05/2009, que diz respeito a tais parâmetros, os PPPs da Educação Infantil devem direcionar seus 44 PROCESSO n.º 995/18 eixos orientadores nas interações
  • Esses princípios podem ser divididos em três âmbitos, mas complementares entre si: princípios Éticos, Políticos e Estéticos, previstos na BNCC.
  • Com isso, amplia a divisão feita na BNCC, que divide a Educação Infantil em bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas.
  • Relatório do 2° Ciclo de Monitoramento das Metas do PNE – Inep/Mec *Estimativa de 2016 realizada com a Pnad contínua Fluxo das Redes Públicas e Privada no Paraná, em % - 2013 a 2016 2013 2014 2015 2016 EF
  • 1 reprovação 6% 5% 5% 6% abandono 0% 0% 0% 0% aprovação 94% 94% 95% 94% EF 2 reprovação 14% 14% 11% 13% abandono 8% 3% 3% 2% aprovação 83% 84% 85% 85% EM reprovação 14% 14% 12% 14% abandono
  • 8% 8% 9% 7% aprovação 78% 78% 79% 78% Fonte: Censo Escolar – Inep/Mec Fluxo das Redes Públicas e Privada no Paraná, em números - 2013 a 2016 2013 2014 2015 2016 EF 1 reprovação 40.156 39.635 34.740
  • 37.781 abandono 1.253 1.085 810 672 aprovação 654.509 644.079 644.584 632.665 EF 2 reprovação 82.952 79.375 63.643 72.379 abandono 19.706 18.649 17.668 12.863 aprovação 506.770 484.012 476.653
  • Executivo Estadual e a Assessoria Técnica para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Estado do Paraná.
  • Estadual de Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Território Paranaense.
Ementa:  Dispõe sobre normas complementares à Resolução CNE/CES nº 02/2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).

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  • define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação
  • A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA BNCC Em observância à Constituição Federal Brasileira, que preconiza como princípios educacionais o desenvolvimento pleno do indivíduo, o exercício da
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC
  • de Educação Superior devem revisar os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) das licenciaturas, para que tenham foco na prática da sala de aula e estejam alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC
  • Considerando as premissas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), em 2017 tivemos a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Resolução CNE/CP n.º 2/2017, documento de
  • E-PROTOCOLO Nº 19.xxx.xxx-x E-PROTOCOLO DIGITAL n.º 19.249.751-5 Para melhor compreensão e reiterando o que enfatiza a BNCC, vale conceituar competências e habilidades.
  • com significado para a vida, expressas em práticas cognitivas, profissionais e socioemocionais, atitudes e valores continuamente mobilizados, articulados e integrados; Cabe observar que a BNCC
  • 10 (dez) competências gerais, e com as competências específicas e as habilidades a elas correspondentes e que compõem a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação
  • É essencial ainda ressaltar que as competências que os professores precisam desenvolver são específicas e vão além das competências da BNCC, evidenciando a exigência das aulas práticas
  • partir de uma abordagem sistêmica, pautada pela interdisciplinaridade, interculturalidade e contextualização, sem deixar de lado a criatividade, a inovação e a formação humana integral, tendo sempre a BNCC
  • Resta claro que a BNCC intensifica um novo olhar sobre a educação e o protagonismo do aluno, haja vista que há alguns anos, a ideia do professor como principal transmissor de conhecimento ou como detentor
  • Com a BNCC isso é intensificado, a quebra desse paradigma acontece de fato.
  • total de, no mínimo, 3.200 (três mil e duzentas) horas, considerando o desenvolvimento das competências profissionais previstas na E-PROTOCOLO Nº 19.xxx.xxx-x E-PROTOCOLO DIGITAL n.º 19.249.751-5 BNC-Formação
  • Grupo II: 1600 (mil e seiscentas) horas para a aprendizagem dos conteúdos específicos das áreas, componentes, unidades temáticas e objetos de conhecimento da BNCC e para o domínio pedagógico desses
  • A Base Nacional Comum Curricular - BNCC determina que os cursos de licenciaturas foquem na aprendizagem de estudantes da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, com práticas
  • É uma pauta obrigatória definida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como formação
  • define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação
  • organizados em três grupos, com carga horária total de, no mínimo, 3.200 (três mil e duzentas) horas, e devem considerar o desenvolvimento das competências profissionais explicitadas na BNC-Formação
  • II - Grupo II: 1.600 (mil e seiscentas) horas, sendo que os conteúdos do referencial curricular (objetos de conhecimento) da BNCC devem estar contidos nas disciplinas cabendo à IES avaliar
Ementa:  Fixa normas relativas ao Currículo Paulista da Educação Infantil e Ensino Fundamental para a rede estadual, rede privada e redes municipais que possuem instituições vinculadas ao Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, e dá outras providências Lista de Municípios que HOMOLOGARAM o Documento de Referência Curricular Estadual elaborado em regime de colaboração - SEM sistema próprio: 1. Adolfo, 2. Águas da Prata, 3. Agudos, 4. Alambari, 5. Alfredo Marcondes, 6. Altair, 7. Altinópolis, 8. Alto Alegre, 9. Álvares Florence, 10. Álvaro de Carvalho, 11. Alvinlândia, 12. Américo Brasiliense, 13. Analândia, 14. Angatuba, 15. Anhembi, 16. Anhumas, 17. Aparecida D'Oeste, 18. Araçoiaba da Serra, 19. Aramina, 20. Arandu, 21. Arco-íris, 22. Arealva, 23. Areiópolis, 24. Ariranha, 25. Aspásia, 26. Auriflama, 27. Avaí, 28. Avanhandava, 29. Bady Bassitt, 30. Balbinos, 31. Bálsamo, 32. Bananal, 33. Barão de Antonina, 34. Barbosa, 35. Bariri, 36. Barra Bonita, 37. Barrinha, 38. Batatais, 39. Bento de Abreu, 40. Bernardino de Campos, 41. Bilac, 42. Biritiba-mirim, 43. Bocaina, 44. Bofete, 45. Bom Sucesso de Itararé, 46. Borá, 47. Boracéia, 48. Borborema, 49. Borebi, 50. Braúna, 51. Brodowski, 52. Brotas, 53. Buritama, 54. Buritizal, 55. Cabrália Paulista, 56. Caçapava, 57. Cachoeira Paulista, 58. Caconde, 59. Caiabu, 60. Caiuá, 61. Cajuru, 62. Campina do Monte Alegre, 63. Campos Novos Paulista, 64. Cananéia, 65. Canas, 66. Cândido Mota, 67. Cândido Rodrigues, 68. Canitar, 69. Capela do Alto, 70. Cássia Dos Coqueiros, 71. Castilho, 72. Catiguá, 73. Chavantes, 74. Clementina, 75. Colina, 76. Colômbia, 77. Cordeirópolis, 78. Coroados, 79. Corumbataí, 80. Cosmorama, 81. Cristais Paulista, 82. Cruzália, 83. Cunha, 84. Dirce Reis, 85. Divinolândia, 86. Dobrada, 87. Dois Córregos, 88. Dolcinópolis, 89. Dourado, 90. Dracena, 91. Duartina, 92. Dumont, 93. Elias Fausto, 94. Elisiário, 95. Embaúba, 96. Espírito Santo do Pinhal, 97. Espírito Santo do Turvo, 98. Estrela D'Oeste, 99. Estrela do Norte, 100. Fartura, 101. Fernando Prestes, 102. Fernandópolis, 103. Fernão, 104. Flora Rica, 105. Floreal, 106. Flórida Paulista, 107. Florínia, 108. Franca, 109. Gabriel Monteiro, 110. Garça, 111. Gastão Vidigal, 112. Gavião Peixoto, 113. General Salgado, 114. Glicério, 115. Guaiçara, 116. Guaimbê, 117. Guaíra, 118. Guapiaçu, 119. Guará, 120. Guaraçaí, 121. Guarani D'Oeste, 122. Guarantã, 123. Guararapes, 124. Guaratinguetá, 125. Guariba, 126. Guatapará, 127. Guzolândia, 128. Holambra, 129. Iacanga, 130. Ibaté, 131. Ibirá, 132. Ibirarema, 133. Ibitinga, 134. Icém, 135. Iepê, 136. Igaraçu do Tietê, 137. Igarapava, 138. Igaratá, 139. Indiana, 140. Indiaporã, 141. Inúbia Paulista, 142. Ipiguá, 143. Iracemápolis, 144. Irapuã, 145. Irapuru, 146. Itajobi, 147. Itaju, 148. Itapira, 149. Itápolis, 150. Itaporanga, 151. Itapuí, 152. Itapura, 153. Itatinga, 154. Itirapuã, 155. Itobi, 156. Ituverava, 157. Jaborandi, 158. Jaboticabal, 159. Jaci, 160. Jaguariúna, 161. Jambeiro, 162. Jardinópolis, 163. Jaú, 164. Jeriquara, 165. Júlio Mesquita, 166. Lagoinha, 167. Lavínia, 168. Lavrinhas, 169. Lindóia, 170. Lourdes, 171. Lucianópolis, 172. Luís Antônio, 173. Luiziânia, 174. Lupércio, 175. Lutécia, 176. Macaubal, 177. Macedônia, 178. Magda, 179. Maracaí, 180. Marapoama, 181. Mariápolis, 182. Marinópolis, 183. Matão, 184. Mendonça, 185. Meridiano, 186. Mesópolis, 187. Mineiros do Tietê, 188. Mira Estrela, 189. Mirandópolis, 190. Mirassol, 191. Mogi Mirim, 192. Mombuca, 193. Monções, 194. Mongaguá, 195. Monte Alto, 196. Monte Castelo, 197. Monteiro Lobato, 198. Morro Agudo, 199. Morungaba, 200. Motuca, 201. Murutinga do Sul, 202. Nantes, 203. Natividade da Serra, 204. Neves Paulista, 205. Nhandeara, 206. Nipoã, 207. Nova Aliança, 208. Nova Canaã Paulista, 209. Nova Castilho, 210. Nova Europa, 211. Nova Granada, 212. Nova Guataporanga, 213. Nova Independência, 214. Nova Luzitânia, 215. Novais, 216. Óleo, 217. Onda Verde, 218. Oriente, 219. Orindiúva, 220. Oscar Bressane, 221. Ouroeste, 222. Pacaembu, 223. Palestina, 224. Palmares Paulista, 225. Palmeira D'Oeste, 226. Palmital, 227. Panorama, 228. Paraíso, 229. Paranapuã, 230. Parapuã, 231. Pardinho, 232. Pariquera-açu, 233. Parisi, 234. Paulistânia, 235. Paulo de Faria, 236. Pedranópolis, 237. Pedregulho, 238. Pedreira, 239. Pedrinhas Paulista, 240. Piacatu, 241. Pilar do Sul, 242. Pindamonhangaba, 243. Pindorama, 244. Piquerobi, 245. Piquete, 246. Piraju, 247. Pirajuí, 248. Pirangi, 249. Pirapozinho, 250. Pirassununga, 251. Piratininga, 252. Pitangueiras, 253. Planalto, 254. Platina, 255. Poloni, 256. Pongaí, 257. Pontal, 258. Pontalinda, 259. Pontes Gestal, 260. Populina, 261. Porangaba, 262. Porto Feliz, 263. Potirendaba, 264. Pracinha, 265. Pratânia, 266. Presidente Alves, 267. Promissão, 268. Quadra, 269. Queluz, 270. Rafard, 271. Redenção da Serra, 272. Reginópolis, 273. Restinga, 274. Ribeirão Bonito, 275. Ribeirão Corrente, 276. Ribeirão do Sul, 277. Ribeirão Dos Índios, 278. Ribeirão Pires, 279. Rifaina, 280. Rinópolis, 281. Rio Grande da Serra, 282. Riolândia, 283. Riversul, 284. Roseira, 285. Rubiácea, 286. Rubinéia, 287. Sagres, 288. Sales, 289. Sales Oliveira, 290. Salesópolis, 291. Salmourão, 292. Salto Grande, 293. Sandovalina, 294. Santa Adélia, 295. Santa Albertina, 296. Santa Clara D'Oeste, 297. Santa Cruz da Conceição, 298. Santa Cruz da Esperança, 299. Santa Cruz do Rio Pardo, 300. Santa Ernestina, 301. Santa fé do Sul, 302. Santa Lúcia, 303. Santa Mercedes, 304. Santa Rita D'Oeste, 305. Santa Rita do Passa Quatro, 306. Santa Rosa de Viterbo, 307. Santa Salete, 308. Santana da Ponte Pensa, 309. Santo Antônio da Alegria, 310. Santo Antônio de Posse, 311. Santo Antônio do Aracanguá, 312. Santo Antônio do Jardim, 313. Santo Antônio do Pinhal, 314. Santo Expedito, 315. Santópolis do Aguapeí, 316. São Bento do Sapucaí, 317. São Francisco, 318. São João Das Duas Pontes, 319. São João de Iracema, 320. São João do Pau D'Alho, 321. São Joaquim da Barra, 322. São José da Bela Vista, 323. São José do Barreiro, 324. São José do Rio Pardo, 325. São Luís do Paraitinga, 326. São Pedro do Turvo, 327. São Sebastião, 328. São Sebastião da Grama, 329. São Simão, 330. Sarapuí, 331. Sarutaiá, 332. Sebastianópolis do Sul, 333. Serra Azul, 334. Severínia, 335. Silveiras, 336. Sud Mennucci, 337. Suzanápolis, 338. Tabatinga, 339. Taciba, 340. Taguaí, 341. Taiaçu, 342. Taiúva, 343. Tambaú, 344. Tanabi, 345. Tapiratiba, 346. Taquaral, 347. Taquarituba, 348. Tarabai, 349. Tejupá, 350. Terra Roxa, 351. Timburi, 352. Torre de Pedra, 353. Torrinha, 354. Trabiju, 355. Três Fronteiras, 356. Tupi Paulista, 357. Turiúba, 358. Turmalina, 359. Ubarana, 360. Ubirajara, 361. Uchoa, 362. União Paulista, 363. Urânia, 364. Uru, 365. Urupês, 366. Valentim Gentil, 367. Valparaíso, 368. Vera Cruz, 369. Viradouro, 370. Vista Alegre do Alto, 371. Vitória Brasil, 372. Zacarias. Lista de Municípios que HOMOLOGARAM o Documento de Referência Curricular Estadual elaborado em regime de colaboração - COM sistema próprio: 1. Adamantina, 2. Aguaí, 3. Águas de Lindóia, 4. Águas de Santa Bárbara, 5. Águas de São Pedro, 6. Alumínio, 7. Álvares Machado, 8. Americana, 9. Américo de Campos, 10. Amparo, 11. Andradina, 12. Aparecida, 13. Apiaí, 14. Araçariguama, 15. Araçatuba, 16. Arapeí, 17. Araraquara, 18. Araras, 19. Areias, 20. Artur Nogueira, 21. Arujá, 22. Assis, 23. Atibaia, 24. Avaré, 25. Barra do Chapéu, 26. Barra do Turvo, 27. Barretos, 28. Bastos, 29. Bebedouro, 30. Bertioga, 31. Birigui, 32. Boa Esperança do Sul, 33. Boituva, 34. Bom Jesus Dos Perdões, 35. Botucatu, 36. Bragança Paulista, 37. Brejo Alegre, 38. Buri, 39. Cabreúva, 40. Cafelândia, 41. Caieiras, 42. Cajati, 43. Cajobi, 44. Campo Limpo Paulista, 45. Campos do Jordão, 46. Capão Bonito, 47. Capivari, 48. Caraguatatuba, 49. Carapicuíba, 50. Cardoso, 51. Casa Branca, 52. Catanduva, 53. Cedral, 54. Cerqueira César, 55. Cerquilho, 56. Cesário Lange, 57. Charqueada, 58. Conchal, 59. Conchas, 60. Coronel Macedo, 61. Cotia, 62. Cravinhos, 63. Cruzeiro, 64. Cubatão, 65. Descalvado, 66. Diadema, 67. Echaporã, 68. Eldorado, 69. Embu das Artes, 70. Embu-Guaçu, 71. Emilianópolis, 72. Engenheiro Coelho, 73. Estiva Gerbi, 74. Euclides da Cunha Paulista, 75. Ferraz de Vasconcelos, 76. Francisco Morato, 77. Franco da Rocha, 78. Gália, 79. Getulina, 80. Guapiara, 81. Guaraci, 82. Guararema, 83. Guareí, 84. Guarujá, 85. Guarulhos, 86. Herculândia, 87. Hortolândia, 88. Iacri, 89. Iaras, 90. Ibiúna, 91. Iguape, 92. Ilha Comprida, 93. Ilha Solteira, 94. Ilhabela, 95. Indaiatuba, 96. Ipaussu, 97. Iperó, 98. Ipeúna, 99. Iporanga, 100. Ipuã, 101. Itaberá, 102. Itaí, 103. Itanhaém, 104. Itaóca, 105. Itapecerica da Serra, 106. Itapetininga, 107. Itapeva, 108. Itapevi, 109. Itapirapuã Paulista, 110. Itaquaquecetuba, 111. Itararé, 112. Itariri, 113. Itatiba, 114. Itirapina, 115. Itu, 116. Itupeva, 117. Jacareí, 118. Jacupiranga, 119. Jales, 120. Jandira, 121. Jarinu, 122. Joanópolis, 123. João Ramalho, 124. José Bonifácio, 125. Jumirim, 126. Jundiaí, 127. Junqueirópolis, 128. Juquiá, 129. Juquitiba, 130. Laranjal Paulista, 131. Leme, 132. Lençóis Paulista, 133. Limeira, 134. Lins, 135. Lorena, 136. Louveira, 137. Lucélia, 138. Macatuba, 139. Mairinque, 140. Mairiporã, 141. Manduri, 142. Marabá Paulista, 143. Marília, 144. Martinópolis, 145. Mauá, 146. Miguelópolis, 147. Miracatu, 148. Mirante do Paranapanema, 149. Mirassolândia, 150. Mococa, 151. Mogi Guaçu, 152. Mogi Das Cruzes, 153. Monte Alegre do Sul, 154. Monte Aprazível, 155. Monte Azul Paulista, 156. Monte Mor, 157. Narandiba, 158. Nazaré Paulista, 159. Nova Campina, 160. Nova Odessa, 161. Novo Horizonte, 162. Nuporanga, 163. Ocauçu, 164. Olímpia, 165. Orlândia, 166. Osasco, 167. Osvaldo Cruz, 168. Ourinhos, 169. Ouro Verde, 170. Paraguaçu Paulista, 171. Paraibuna, 172. Paranapanema, 173. Patrocínio Paulista, 174. Paulicéia, 175. Pederneiras, 176. Pedra Bela, 177. Pedro de Toledo, 178. Penápolis, 179. Pereira Barreto, 180. Pereiras, 181. Peruíbe, 182. Piedade, 183. Pinhalzinho, 184. Piracaia, 185. Piracicaba, 186. Pirapora do Bom Jesus, 187. Poá, 188. Pompéia, 189. Porto Ferreira, 190. Potim, 191. Pradópolis, 192. Praia Grande, 193. Presidente Bernardes, 194. Presidente Epitácio, 195. Presidente Venceslau, 196. Quatá, 197. Queiroz, 198. Quintana, 199. Rancharia, 200. Regente Feijó, 201. Registro, 202. Ribeira, 203. Ribeirão Branco, 204. Ribeirão Grande, 205. Ribeirão Preto, 206. Rincão, 207. Rio Das Pedras, 208. Rosana, 209. Sabino, 210. Saltinho, 211. Salto, 212. Salto de Pirapora, 213. Santa Bárbara D'Oeste, 214. Santa Branca, 215. Santa Cruz Das Palmeiras, 216. Santa Gertrudes, 217. Santa Isabel, 218. Santa Maria da Serra, 219. Santana de Parnaíba, 220. Santo Anastácio, 221. Santos, 222. São Bernardo do Campo, 223. São Carlos, 224. São João da Boa Vista, 225. São José do Rio Preto, 226. São José Dos Campos, 227. São Lourenço da Serra, 228. São Manuel, 229. São Miguel Arcanjo, 230. São Pedro, 231. São Roque, 232. São Vicente, 233. Serra Negra, 234. Serrana, 235. Sertãozinho, 236. Sete Barras, 237. Socorro, 238. Sorocaba, 239. Sumaré, 240. Suzano, 241. Tabapuã, 242. Tapiraí, 243. Taquaritinga, 244. Taquarivaí, 245. Tarumã, 246. Tatuí, 247. Taubaté, 248. Teodoro Sampaio, 249. Tietê, 250. Tremembé, 251. Tuiuti, 252. Tupã, 253. Ubatuba, 254. Valinhos, 255. Vargem, 256. Vargem Grande Paulista, 257. Vinhedo, 258. Votorantim, 259. Votuporanga.
Número: 169/2019
Tipo: Deliberação
Conselho: Movimento Pela Base
Publicação: 19/06/2019
Palavras-Chave: BNCC EDUCACAO INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL CURRICULOS BNCC EI EF
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  • Com a homologação da BNCC, os Estados iniciam a (re)elaboração de seus currículos.
  • Discussão da BNCC nas escolas Elaboração da versão 1 do Currículo Paulista Discussão da BNCC nas escolas Percurso Formativo (Discussão da versão 1) Consulta Pública Elaboração da versão 2 Seminários
  • Competências Gerais da BNCC, reiteradas pelo Currículo Paulista 1.
  • De acordo com a BNCC, deve estar assegurada até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.
  • A BNCC define alfabetizar como [...]
  • Mas é importante ressaltar que esses devem estar articulados aos outros eixos de aprendizagem.
  • /EIS).
  • (BRASIL, 1998. p.62-63) Na BNCC, a Arte está centrada no trabalho com quatro linguagens: Artes visuais, Dança, Música e o Teatro.
  • De acordo com a BNCC, são elas: - Criação: refere-se ao fazer artístico, quando os sujeitos criam, produzem e constroem.
  • No que se refere ao esporte de combate, vale ressaltar que há pouca distinção no texto da BNCC entre este e as Lutas.
  • No Currículo Paulista, são mantidos os eixos organizadores para a Língua Inglesa, definidos pela BNCC: Oralidade: refere-se ao uso oral da língua inglesa, com foco na compreensão (ou escuta) e na
  • Gramática 6º Eixo Conhecimentos Linguísticos (EF06LI20) Utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso.
  • Gramática 6º Eixo Conhecimentos Linguísticos (EF06LI22) Descrever relações por meio do uso de apóstrofo (’) + s. Caso genitivo (‘s).
  • Gramática 6º Eixo Conhecimentos Linguísticos (EF06LI23) Empregar, de forma inteligível, os adjetivos possessivos. Adjetivos possessivos.
  • Interação discursiva 7º Eixo Oralidade (EF07LI02) Entrevistar os colegas para conhecer suas histórias de vida.
  • Práticas investigativas Compreensão oral 7º Eixo Oralidade (EF07LI03) Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral.
  • Geometria 7º (EF07MA20) Reconhecer e representar, no plano cartesiano, o simétrico de figuras em relação aos eixos e à origem.
  • Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, a abordagem cronológica, mais comum, foi preservada como na BNCC.
  • Estas questões são destacadas em duas competências específicas elaboradas como acréscimo, para além daquelas apresentadas na BNCC: 8.
  • Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: [http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf].
Ementa:  Aprova o Currículo Carioca da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Sistema Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.
Número: 37/2020
Tipo: Deliberação
Conselho: Movimento Pela Base
Publicação: 28/01/2020
Palavras-Chave: BNCC Educação Infantil Ensino Fundamental BNCC EI/EF Currículos
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  • As instituições privadas de Educação Infantil devem promover adaptações em seus currículos, à luz da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, com base na legislação educacional mencionada e normativas
Ementa:  Fixa normas relativas ao Currículo Paulista da Educação Infantil e Ensino Fundamental para a rede estadual, rede privada e redes municipais que possuem instituições vinculadas ao Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, e dá outras providências
Número: 169/2019
Tipo: Deliberação
Conselho: Movimento Pela Base
Publicação: 19/06/2019
Palavras-Chave: BNCC Educação Infantil Ensino Fundamental BNCC EI/EF Currículos
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  • Com a homologação da BNCC, os Estados iniciam a (re)elaboração de seus currículos.
  • Discussão da BNCC nas escolas Elaboração da versão 1 do Currículo Paulista Discussão da BNCC nas escolas Percurso Formativo (Discussão da versão 1) Consulta Pública Elaboração da versão 2 Seminários
  • Competências Gerais da BNCC, reiteradas pelo Currículo Paulista 1.
  • De acordo com a BNCC, deve estar assegurada até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.
  • A BNCC define alfabetizar como [...]
  • Mas é importante ressaltar que esses devem estar articulados aos outros eixos de aprendizagem.
  • /EIS).
  • (BRASIL, 1998. p.62-63) Na BNCC, a Arte está centrada no trabalho com quatro linguagens: Artes visuais, Dança, Música e o Teatro.
  • De acordo com a BNCC, são elas: - Criação: refere-se ao fazer artístico, quando os sujeitos criam, produzem e constroem.
  • No que se refere ao esporte de combate, vale ressaltar que há pouca distinção no texto da BNCC entre este e as Lutas.
  • No Currículo Paulista, são mantidos os eixos organizadores para a Língua Inglesa, definidos pela BNCC: Oralidade: refere-se ao uso oral da língua inglesa, com foco na compreensão (ou escuta) e na
  • Gramática 6º Eixo Conhecimentos Linguísticos (EF06LI20) Utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso.
  • Gramática 6º Eixo Conhecimentos Linguísticos (EF06LI22) Descrever relações por meio do uso de apóstrofo (’) + s. Caso genitivo (‘s).
  • Gramática 6º Eixo Conhecimentos Linguísticos (EF06LI23) Empregar, de forma inteligível, os adjetivos possessivos. Adjetivos possessivos.
  • Interação discursiva 7º Eixo Oralidade (EF07LI02) Entrevistar os colegas para conhecer suas histórias de vida.
  • Práticas investigativas Compreensão oral 7º Eixo Oralidade (EF07LI03) Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral.
  • Geometria 7º (EF07MA20) Reconhecer e representar, no plano cartesiano, o simétrico de figuras em relação aos eixos e à origem.
  • Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, a abordagem cronológica, mais comum, foi preservada como na BNCC.
  • Estas questões são destacadas em duas competências específicas elaboradas como acréscimo, para além daquelas apresentadas na BNCC: 8.
  • Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: [http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf].
Ementa:  Homologa o Currículo de Referência Único do Acre, elaborado em Regime de Colaboração e aprovado pelo Conselho Estadual de Educação para ser Implementado nas redes estadual, municipal e privada do Sistema de Ensino do Estado do Acre. Acrelândia/AC
Número: 001/2020
Tipo: Deliberação
Conselho: Movimento Pela Base
Publicação: 01/10/2020
Palavras-Chave: BNCC Educação Infantil Ensino Fundamental BNCC EI/EF Currículos
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Número: 03/18
Tipo: Deliberação
Conselho: CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Publicação: 22/11/0018
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  • Fica instituído no Sistema Estadual de Ensino do Paraná, por recomendação do Comitê Executivo da BNCC, constituído pelas Portarias da Secretaria de Estado da Educação (Seed) n.ºs 66 e 278/2018
  • Define-se competência, no âmbito da BNCC, como a mobilização de conhecimentos, isto é, conceitos e procedimentos, e habilidades como práticas cognitivas e socioemocionais, atitudes e valores
  • estruturada, dentre outras formas, por: I. área de conhecimento; II. disciplina; 10 PROCESSO n.º 995/18 III. blocos de disciplinas; IV. módulos; V. núcleos de competências e habilidades; VI. eixo
  • A Educação Infantil tem como eixos norteadores, no Referencial Curricular do Paraná, as interações e brincadeiras que possibilitam aprendizagens, desenvolvimento e sociabilização.
  • A BNCC começou a ser elaborada em 2015 como estratégia articulada ao cumprimento de algumas das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), instituído em 2014.
  • Histórico A necessidade da BNCC surgiu em 1988, com a promulgação da Constituição Federal.
  • Em 2014, o Plano Nacional de Educação (PNE) registrou a BNCC como estratégia para alcançar as metas 1, 2, 3 e 7.
  • Em junho de 2015, foi exarada a Portaria nº 592, do MEC, que instituiu, junto com o Consed e a Undime, o grupo de redação responsável pela primeira versão da BNCC.
  • E, finalmente, a Portaria Seed-PR nº 385, de 5 de julho de 2018, instituiu a Comissão Estadual de Implementação da BNCC no território paranaense.
  • Esta foi a última etapa do rito da Governança da BNCC no Paraná, para a instituição da proposta, por meio de Deliberação específica.
  • Conforme registra o texto introdutório do Referencial Curricular da BNCC no Paraná (2018, p. 08), ele segue (…) a estrutura da BNCC trazendo para a realidade paranaense discussões sobre os princípios
  • Conforme estabeleceu a Resolução CNE/CEB nº 05/2009, que diz respeito a tais parâmetros, os PPPs da Educação Infantil devem direcionar seus 44 PROCESSO n.º 995/18 eixos orientadores nas interações
  • Esses princípios podem ser divididos em três âmbitos, mas complementares entre si: princípios Éticos, Políticos e Estéticos, previstos na BNCC.
  • Com isso, amplia a divisão feita na BNCC, que divide a Educação Infantil em bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas.
  • Relatório do 2° Ciclo de Monitoramento das Metas do PNE – Inep/Mec *Estimativa de 2016 realizada com a Pnad contínua Fluxo das Redes Públicas e Privada no Paraná, em % - 2013 a 2016 2013 2014 2015 2016 EF
  • 1 reprovação 6% 5% 5% 6% abandono 0% 0% 0% 0% aprovação 94% 94% 95% 94% EF 2 reprovação 14% 14% 11% 13% abandono 8% 3% 3% 2% aprovação 83% 84% 85% 85% EM reprovação 14% 14% 12% 14% abandono
  • 8% 8% 9% 7% aprovação 78% 78% 79% 78% Fonte: Censo Escolar – Inep/Mec Fluxo das Redes Públicas e Privada no Paraná, em números - 2013 a 2016 2013 2014 2015 2016 EF 1 reprovação 40.156 39.635 34.740
  • 37.781 abandono 1.253 1.085 810 672 aprovação 654.509 644.079 644.584 632.665 EF 2 reprovação 82.952 79.375 63.643 72.379 abandono 19.706 18.649 17.668 12.863 aprovação 506.770 484.012 476.653
  • Executivo Estadual e a Assessoria Técnica para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Estado do Paraná.
  • Estadual de Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Território Paranaense.