Ementa:  Regulamenta e implementa o Currículo no Sistema Municipal de Ensino de Itabaianinha, tendo como fulcro a BNCC, o Currículo de Sergipe e dá providências correlatas.
Número: 004/2018
Tipo: Resolução
Conselho: Movimento Pela Base
Publicação: 20/12/2018
Palavras-Chave: BNCC Educação Infantil Ensino Fundamental BNCC EI/EF Currículos
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  • O CONSELHO MANICIPAL DE EDLICAÇÃO DE ITABAIANINHA t'lllEÍ. no uso de suas atribuições previsras no art. l"- da l-ei Municipal 95(r,,10l(r. e conr lundamentr) nos arts. 205 e I10. da constituiçào Fetlcral
  • ..nos arts. 16.27. l9 ..: .jl. da [-ei Federal n" 9.304/1996. nas diretrizes prer,isras r]o an. lo.
  • Ensino Fundamental e Ensino N4étlio enr todo o Brasil: CONSIDERANDO que a BNCC é urn documento de caráter norntarivo que deÍine o coniunto orgânico e progressivo de aprendizage,s esse,ciais tlue todos.s
  • alunos devem desen'.lver ao longo das etapas e r,odalidades da EBNCC estabelece conhecinrentos. competências e hahilidades que se espera que todos os estudantes
  • desenvolr.am ao longo da esctrlaridatle hásice: CONSIDERANDO que a BNCC é orienrada pelos princípios éricos. políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes curriculares Nacionais da Educaçâo Básica
  • processo de aprendizagem". nâo olvidando do disposto no an. lg da mesnra lei- o qual deterrlina que o errsino nas escolas municipais de|e atender às uornlas gerais de Educação Nacional: CONSIDERANDO que a BNCC
  • requerimento do Secretário tvlunicipat de Educaçâo a este c'onselho Municipal de Educação (CMEI). onde consta pedido de regulamentaçâo e implementação do Currículo Municipal no SIMEN. tendo como Íirlcro a BNCC
  • _s r; r_n.rrs Secão I Da associação da BNCC com o Currículo do Municipio, a proposta pe«lagógica e o Plano de Trabalho do Prol'essor Art. 2'.
  • A Base Nacional Comum Curricular - BNCC. em atendimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e aos I'lanos de Educaçâo. aplica-se- para fins deste At.. à Educação Inlantil e a.
  • e X - agir pessoal e coletivanrente conr autononria- responsabilidade. llexibilidade. resiliência e dererminaçào. tonrando decisões com base em princípios éticos. democráticos. inclusivos. sustentá\eis
  • de sua autonomia, as instituições educacionais e as redes de ensino, no processo de construção de suas propostas pedagógicas, atendidos todos os direitos e objetivos de aprendizagem instituídos na BNCC
  • As modalidades de ensino da Educação Básica, nas propostas pedagógicas das redes de ensino e das instituições educacionais, devem ter abordagens significativas, além da BNCC e do Currículo de Estado,
  • § 1" Segundo o texto introdutório da BNCC, são modalidades de ensino da Educação Biásica: I - Educação Especial; III - Educação Básica do Campo; IV - Educação Escolar Indígena; V - Educação Escolar
  • formas de organização dos campos de experiências para a Educagão Infantil, as iíreas de coúecimento e os componentes curriculares voltados ao Ensino Fundamental, com base nas orientações previstas na BNCC
Ementa:  Referencial Curricular para a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino (REME) de Campo Grande/MS, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Número: 072/2020
Tipo: Parecer
Conselho: Movimento Pela Base
Publicação: 04/12/2020
Palavras-Chave: BNCC Educação Infantil Ensino Fundamental BNCC EI/EF Currículos
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  • Municipal de Ensino de Campo Grande/MS UF:MS ASSUNTO: Referencial Curricular para a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino (REME) de Campo Grande/MS, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC
  • Educação Básica da Rede Municipal de Ensino (REME), de Campo Grande/MS, documento elaborado pelo coletivo de profissionais da educação da REME para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC
  • Nacionais Gerais para a Educação Básica (BRASIL, 2010); Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2014) – foi deflagrado, no ano de 2014, um amplo debate sobre a construção de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC
  • ), expressando-se nos diversos estados brasileiros posições de especialistas, professores e gestores sobre a natureza e as funções históricas, sociais, políticas e educacionais da BNCC.
  • Desde então, o debate sobre o currículo referendou-se nas determinações legais de elaboração de uma BNCC para a Educação Básica que apontasse os direitos e objetivos de aprendizagem dos educandos e orientasse
  • De forma explícita, a ideia da BNCC esteve presente desde a Constituição Federal (BRASIL, 1988), que prevê no artigo 210 a fixação de “[...]
  • A tarefa de definir uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Básica demandou do Ministério da Educação (MEC) a elaboração de uma proposta que foi entregue ao Conselho Nacional de Educação
  • (CNE), que por meio da Resolução CNE/CP N° 2/2017, instituiu e orientou a implantação da BNCC, a ser respeitada obrigatoriamente e implementada ao longo das etapas e respectivas modalidades da Educação
  • de apoiar as Secretarias Estaduais e Distrital de Educação (Seduc) e as Secretarias Municipais de Educação (SME) no processo de revisão ou elaboração e implementação de seus currículos alinhados à BNCC
  • Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que formam o Comitê Nacional de Implementação da BNCC
  • O Referencial Curricular (RC) está de acordo com os documentos orientadores da BNCC e sua estrutura está organizada em 8 (oito) cadernos constituídos pelos seguintes volumes: RC – Volume 1 – Educação
Ementa:  Estabelece normas e orienta a implementação do Referencial Curricular Amapaense – RCA, que deverá nortear e embasar, de acordo com a BNCC, a (re)elaboração do currículo da educação infantil e ensino fundamental das unidades escolares, pertencentes ao Sistema Estadual de Ensino. Cutias/AP
Número: 015/2019
Tipo: Resolução
Conselho: Movimento Pela Base
Publicação: 22/01/2019
Palavras-Chave: BNCC Educação Infantil Ensino Fundamental BNCC EI/EF Currículos
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  • COM A BNCC, A INFANTIL DAS E ENSINO UNIDADES AO PERTENCENTES A Presidente do Conselho Estadual de Educação no uso das atribuições legais que o cargo Ihe confere de acordo com a Lei Estadual
  • Educação, aprovado pela Lei n° 13.005, de 25 as Metas do Plano Estadual de Educação, voltadas para a Educação Básica, Lei n° a Resolução CNE/CP n° 02/2017, que "Institui e orienta a implantação da BNCC
  • 2010, que "Define Diretrizes CurricularesI a Resolução CNE/CEB n° 07/2010, que "Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais RESOLUÇÃO N° 15/19-CEE/AP.. eeeseeeeU que a Base Nacional Comum Curricular - BNCC
  • na condiç�o de Orgãos Normativos, dentro de suas esferas de competência, analisaram o Referencial Curricular Amapaense: Educação Infantil e Ensino Fundamental, com vistas à sua homologação; que a BNCC
  • que os currículos escolares relativos a todas as etapas e modalidades da Educação Básica devem ter a BNCC como referência obrigatória e incluir uma parte diversificada, definida pelas instituições ou
  • elaborar propostas pedagógicas que considerem as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes, assim como suas identidades linguísticas, étnicas, culturais e socioemocionais; que a BNCC
  • S 40 A elaboração do Referencial Curricular do Amapá foi baseada nas legislações: Nacional e Estadual, e alicerçada nas dez competências da Base Nacional Comum Curricular - BNCC; S5° O RCA define-se
  • Art. 2 Para fins desta Resolução e, em conformidade com a BNCC, fica definido que: I aprendizagens essenciais são conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e a capacidade de mobilizar, articular
  • $2° De acordo com a BNCC, no primeiro e no segundo anos, a ação pedagógica com foco na alfabetização para que se garanta aos estudantes a apropriação do sistema de escrita alfabética, a compreensão
  • S 2° Para cada campo de experiência são definidos os conceitos centrais e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, por faixa etária, conforme a BNCC, e acrescidos dos objetivos próprios da educação
  • Art. 18 O Ensino Fundamental, de acordo com as áreas de conhecimento e seus respectivos componentes curriculares, deve ser organizado com base nas habilidades e competências definidas na BNCC e no RCA
  • alinham às competências de área e às 10 (dez) competências gerais definidas na BNCC.
  • de ideias fundamentais que se articulam entre si, perpassando e integrando todas as unidades temáticas, destacando-se a interdependência, a representação, a variação e a aproximação, que segundo a BNCC
Ementa:  Estabelece normas e orienta a implementação do Referencial Curricular Amapaense – RCA, que deverá nortear e embasar, de acordo com a BNCC, a (re)elaboração do currículo da educação infantil e ensino fundamental das unidades escolares, pertencentes ao Sistema Estadual de Ensino.
Número: 015/2019
Tipo: Resolução
Conselho: Movimento Pela Base
Publicação: 22/01/2019
Palavras-Chave: BNCC Educação Infantil Ensino Fundamental BNCC EI/EF Currículos
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  • COM A BNCC, A INFANTIL DAS E ENSINO UNIDADES AO PERTENCENTES A Presidente do Conselho Estadual de Educação no uso das atribuições legais que o cargo Ihe confere de acordo com a Lei Estadual
  • Educação, aprovado pela Lei n° 13.005, de 25 as Metas do Plano Estadual de Educação, voltadas para a Educação Básica, Lei n° a Resolução CNE/CP n° 02/2017, que "Institui e orienta a implantação da BNCC
  • 2010, que "Define Diretrizes CurricularesI a Resolução CNE/CEB n° 07/2010, que "Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais RESOLUÇÃO N° 15/19-CEE/AP.. eeeseeeeU que a Base Nacional Comum Curricular - BNCC
  • na condiç�o de Orgãos Normativos, dentro de suas esferas de competência, analisaram o Referencial Curricular Amapaense: Educação Infantil e Ensino Fundamental, com vistas à sua homologação; que a BNCC
  • que os currículos escolares relativos a todas as etapas e modalidades da Educação Básica devem ter a BNCC como referência obrigatória e incluir uma parte diversificada, definida pelas instituições ou
  • elaborar propostas pedagógicas que considerem as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes, assim como suas identidades linguísticas, étnicas, culturais e socioemocionais; que a BNCC
  • S 40 A elaboração do Referencial Curricular do Amapá foi baseada nas legislações: Nacional e Estadual, e alicerçada nas dez competências da Base Nacional Comum Curricular - BNCC; S5° O RCA define-se
  • Art. 2 Para fins desta Resolução e, em conformidade com a BNCC, fica definido que: I aprendizagens essenciais são conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e a capacidade de mobilizar, articular
  • $2° De acordo com a BNCC, no primeiro e no segundo anos, a ação pedagógica com foco na alfabetização para que se garanta aos estudantes a apropriação do sistema de escrita alfabética, a compreensão
  • S 2° Para cada campo de experiência são definidos os conceitos centrais e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, por faixa etária, conforme a BNCC, e acrescidos dos objetivos próprios da educação
  • Art. 18 O Ensino Fundamental, de acordo com as áreas de conhecimento e seus respectivos componentes curriculares, deve ser organizado com base nas habilidades e competências definidas na BNCC e no RCA
  • alinham às competências de área e às 10 (dez) competências gerais definidas na BNCC.
  • de ideias fundamentais que se articulam entre si, perpassando e integrando todas as unidades temáticas, destacando-se a interdependência, a representação, a variação e a aproximação, que segundo a BNCC
Ementa:  Estabelece normas e orienta a implementação do Referencial Curricular Amapaense – RCA, que deverá nortear e embasar, de acordo com a BNCC, a (re)elaboração do currículo da educação infantil e ensino fundamental das unidades escolares, pertencentes ao Sistema Estadual de Ensino. Serra do Navio/AP
Número: 015/2019
Tipo: Resolução
Conselho: Movimento Pela Base
Publicação: 22/01/2019
Palavras-Chave: BNCC Educação Infantil Ensino Fundamental BNCC EI/EF Currículos
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  • COM A BNCC, A INFANTIL DAS E ENSINO UNIDADES AO PERTENCENTES A Presidente do Conselho Estadual de Educação no uso das atribuições legais que o cargo Ihe confere de acordo com a Lei Estadual
  • Educação, aprovado pela Lei n° 13.005, de 25 as Metas do Plano Estadual de Educação, voltadas para a Educação Básica, Lei n° a Resolução CNE/CP n° 02/2017, que "Institui e orienta a implantação da BNCC
  • 2010, que "Define Diretrizes CurricularesI a Resolução CNE/CEB n° 07/2010, que "Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais RESOLUÇÃO N° 15/19-CEE/AP.. eeeseeeeU que a Base Nacional Comum Curricular - BNCC
  • na condiç�o de Orgãos Normativos, dentro de suas esferas de competência, analisaram o Referencial Curricular Amapaense: Educação Infantil e Ensino Fundamental, com vistas à sua homologação; que a BNCC
  • que os currículos escolares relativos a todas as etapas e modalidades da Educação Básica devem ter a BNCC como referência obrigatória e incluir uma parte diversificada, definida pelas instituições ou
  • elaborar propostas pedagógicas que considerem as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes, assim como suas identidades linguísticas, étnicas, culturais e socioemocionais; que a BNCC
  • S 40 A elaboração do Referencial Curricular do Amapá foi baseada nas legislações: Nacional e Estadual, e alicerçada nas dez competências da Base Nacional Comum Curricular - BNCC; S5° O RCA define-se
  • Art. 2 Para fins desta Resolução e, em conformidade com a BNCC, fica definido que: I aprendizagens essenciais são conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e a capacidade de mobilizar, articular
  • $2° De acordo com a BNCC, no primeiro e no segundo anos, a ação pedagógica com foco na alfabetização para que se garanta aos estudantes a apropriação do sistema de escrita alfabética, a compreensão
  • S 2° Para cada campo de experiência são definidos os conceitos centrais e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, por faixa etária, conforme a BNCC, e acrescidos dos objetivos próprios da educação
  • Art. 18 O Ensino Fundamental, de acordo com as áreas de conhecimento e seus respectivos componentes curriculares, deve ser organizado com base nas habilidades e competências definidas na BNCC e no RCA
  • alinham às competências de área e às 10 (dez) competências gerais definidas na BNCC.
  • de ideias fundamentais que se articulam entre si, perpassando e integrando todas as unidades temáticas, destacando-se a interdependência, a representação, a variação e a aproximação, que segundo a BNCC
Ementa:  Estabelece normas e orienta a implementação do Referencial Curricular Amapaense – RCA, que deverá nortear e embasar, de acordo com a BNCC, a (re)elaboração do currículo da educação infantil e ensino fundamental das unidades escolares, pertencentes ao Sistema Estadual de Ensino. Pracuúba/AP
Número: 015/2019
Tipo: Resolução
Conselho: Movimento Pela Base
Publicação: 22/01/2019
Palavras-Chave: BNCC Educação Infantil Ensino Fundamental BNCC EI/EF Currículos
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  • COM A BNCC, A INFANTIL DAS E ENSINO UNIDADES AO PERTENCENTES A Presidente do Conselho Estadual de Educação no uso das atribuições legais que o cargo Ihe confere de acordo com a Lei Estadual
  • Educação, aprovado pela Lei n° 13.005, de 25 as Metas do Plano Estadual de Educação, voltadas para a Educação Básica, Lei n° a Resolução CNE/CP n° 02/2017, que "Institui e orienta a implantação da BNCC
  • 2010, que "Define Diretrizes CurricularesI a Resolução CNE/CEB n° 07/2010, que "Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais RESOLUÇÃO N° 15/19-CEE/AP.. eeeseeeeU que a Base Nacional Comum Curricular - BNCC
  • na condiç�o de Orgãos Normativos, dentro de suas esferas de competência, analisaram o Referencial Curricular Amapaense: Educação Infantil e Ensino Fundamental, com vistas à sua homologação; que a BNCC
  • que os currículos escolares relativos a todas as etapas e modalidades da Educação Básica devem ter a BNCC como referência obrigatória e incluir uma parte diversificada, definida pelas instituições ou
  • elaborar propostas pedagógicas que considerem as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes, assim como suas identidades linguísticas, étnicas, culturais e socioemocionais; que a BNCC
  • S 40 A elaboração do Referencial Curricular do Amapá foi baseada nas legislações: Nacional e Estadual, e alicerçada nas dez competências da Base Nacional Comum Curricular - BNCC; S5° O RCA define-se
  • Art. 2 Para fins desta Resolução e, em conformidade com a BNCC, fica definido que: I aprendizagens essenciais são conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e a capacidade de mobilizar, articular
  • $2° De acordo com a BNCC, no primeiro e no segundo anos, a ação pedagógica com foco na alfabetização para que se garanta aos estudantes a apropriação do sistema de escrita alfabética, a compreensão
  • S 2° Para cada campo de experiência são definidos os conceitos centrais e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, por faixa etária, conforme a BNCC, e acrescidos dos objetivos próprios da educação
  • Art. 18 O Ensino Fundamental, de acordo com as áreas de conhecimento e seus respectivos componentes curriculares, deve ser organizado com base nas habilidades e competências definidas na BNCC e no RCA
  • alinham às competências de área e às 10 (dez) competências gerais definidas na BNCC.
  • de ideias fundamentais que se articulam entre si, perpassando e integrando todas as unidades temáticas, destacando-se a interdependência, a representação, a variação e a aproximação, que segundo a BNCC
Ementa:  Estabelece normas e orienta a implementação do Referencial Curricular Amapaense – RCA, que deverá nortear e embasar, de acordo com a BNCC, a (re)elaboração do currículo da educação infantil e ensino fundamental das unidades escolares, pertencentes ao Sistema Estadual de Ensino. Amapá/AP
Número: 015/2019
Tipo: Resolução
Conselho: Movimento Pela Base
Publicação: 22/01/2019
Palavras-Chave: BNCC Educação Infantil Ensino Fundamental BNCC EI/EF Currículos
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  • COM A BNCC, A INFANTIL DAS E ENSINO UNIDADES AO PERTENCENTES A Presidente do Conselho Estadual de Educação no uso das atribuições legais que o cargo Ihe confere de acordo com a Lei Estadual
  • Educação, aprovado pela Lei n° 13.005, de 25 as Metas do Plano Estadual de Educação, voltadas para a Educação Básica, Lei n° a Resolução CNE/CP n° 02/2017, que "Institui e orienta a implantação da BNCC
  • 2010, que "Define Diretrizes CurricularesI a Resolução CNE/CEB n° 07/2010, que "Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais RESOLUÇÃO N° 15/19-CEE/AP.. eeeseeeeU que a Base Nacional Comum Curricular - BNCC
  • na condiç�o de Orgãos Normativos, dentro de suas esferas de competência, analisaram o Referencial Curricular Amapaense: Educação Infantil e Ensino Fundamental, com vistas à sua homologação; que a BNCC
  • que os currículos escolares relativos a todas as etapas e modalidades da Educação Básica devem ter a BNCC como referência obrigatória e incluir uma parte diversificada, definida pelas instituições ou
  • elaborar propostas pedagógicas que considerem as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes, assim como suas identidades linguísticas, étnicas, culturais e socioemocionais; que a BNCC
  • S 40 A elaboração do Referencial Curricular do Amapá foi baseada nas legislações: Nacional e Estadual, e alicerçada nas dez competências da Base Nacional Comum Curricular - BNCC; S5° O RCA define-se
  • Art. 2 Para fins desta Resolução e, em conformidade com a BNCC, fica definido que: I aprendizagens essenciais são conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e a capacidade de mobilizar, articular
  • $2° De acordo com a BNCC, no primeiro e no segundo anos, a ação pedagógica com foco na alfabetização para que se garanta aos estudantes a apropriação do sistema de escrita alfabética, a compreensão
  • S 2° Para cada campo de experiência são definidos os conceitos centrais e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, por faixa etária, conforme a BNCC, e acrescidos dos objetivos próprios da educação
  • Art. 18 O Ensino Fundamental, de acordo com as áreas de conhecimento e seus respectivos componentes curriculares, deve ser organizado com base nas habilidades e competências definidas na BNCC e no RCA
  • alinham às competências de área e às 10 (dez) competências gerais definidas na BNCC.
  • de ideias fundamentais que se articulam entre si, perpassando e integrando todas as unidades temáticas, destacando-se a interdependência, a representação, a variação e a aproximação, que segundo a BNCC
Ementa:  Estabelece normas e orienta a implementação do Referencial Curricular Amapaense – RCA, que deverá nortear e embasar, de acordo com a BNCC, a (re)elaboração do currículo da educação infantil e ensino fundamental das unidades escolares, pertencentes ao Sistema Estadual de Ensino. Pedra Branca/AP
Número: 015/2019
Tipo: Resolução
Conselho: Movimento Pela Base
Publicação: 22/01/2019
Palavras-Chave: BNCC Educação Infantil Ensino Fundamental BNCC EI/EF Currículos
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  • COM A BNCC, A INFANTIL DAS E ENSINO UNIDADES AO PERTENCENTES A Presidente do Conselho Estadual de Educação no uso das atribuições legais que o cargo Ihe confere de acordo com a Lei Estadual
  • Educação, aprovado pela Lei n° 13.005, de 25 as Metas do Plano Estadual de Educação, voltadas para a Educação Básica, Lei n° a Resolução CNE/CP n° 02/2017, que "Institui e orienta a implantação da BNCC
  • 2010, que "Define Diretrizes CurricularesI a Resolução CNE/CEB n° 07/2010, que "Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais RESOLUÇÃO N° 15/19-CEE/AP.. eeeseeeeU que a Base Nacional Comum Curricular - BNCC
  • na condiç�o de Orgãos Normativos, dentro de suas esferas de competência, analisaram o Referencial Curricular Amapaense: Educação Infantil e Ensino Fundamental, com vistas à sua homologação; que a BNCC
  • que os currículos escolares relativos a todas as etapas e modalidades da Educação Básica devem ter a BNCC como referência obrigatória e incluir uma parte diversificada, definida pelas instituições ou
  • elaborar propostas pedagógicas que considerem as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes, assim como suas identidades linguísticas, étnicas, culturais e socioemocionais; que a BNCC
  • S 40 A elaboração do Referencial Curricular do Amapá foi baseada nas legislações: Nacional e Estadual, e alicerçada nas dez competências da Base Nacional Comum Curricular - BNCC; S5° O RCA define-se
  • Art. 2 Para fins desta Resolução e, em conformidade com a BNCC, fica definido que: I aprendizagens essenciais são conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e a capacidade de mobilizar, articular
  • $2° De acordo com a BNCC, no primeiro e no segundo anos, a ação pedagógica com foco na alfabetização para que se garanta aos estudantes a apropriação do sistema de escrita alfabética, a compreensão
  • S 2° Para cada campo de experiência são definidos os conceitos centrais e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, por faixa etária, conforme a BNCC, e acrescidos dos objetivos próprios da educação
  • Art. 18 O Ensino Fundamental, de acordo com as áreas de conhecimento e seus respectivos componentes curriculares, deve ser organizado com base nas habilidades e competências definidas na BNCC e no RCA
  • alinham às competências de área e às 10 (dez) competências gerais definidas na BNCC.
  • de ideias fundamentais que se articulam entre si, perpassando e integrando todas as unidades temáticas, destacando-se a interdependência, a representação, a variação e a aproximação, que segundo a BNCC
Número: 206/2018
Tipo: Parecer
Conselho: CONSELHO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL
Publicação: 31/12/2018
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  • da Educação Básica, em especial para as etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, surge a necessidade de que as unidades federativas elaborem ou revisem seus currículos alinhados à nova BNCC
  • Educação; a formação das equipes técnicas de currículo e gestão das Secretarias de Educação; e a assistência técnica para as Secretarias de Educação com vistas à gestão do processo de implementação da BNCC
  • Do histórico do Movimento Currículo da Educação Básica do Distrito Federal e BNCC - Educação Infantil e Ensino Fundamental, registrado no Relatório (13550299) constante dos autos, vale
  • As ações relativas à implementação da BNCC no Distrito Federal ganharam concretude em março de 2018 com o estabelecimento do Movimento Currículo da Educação Básica do Distrito Federal e
  • BNCC - Educação Infantil e Ensino Fundamental no âmbito da Subsecretaria de Educação Básica - SUBEB. […] A equipe que integra o Movimento consiste nos seguintes perfis estabelecidos no âmbito do
  • Houve a substituição de Projeto Político Pedagógico por Proposta Pedagógica no trecho solicitado, conforme orientam as Diretrizes Curriculares Nacionais e a BNCC. 2.
  • Com a homologação da BNCC, as redes de ensino e escolas particulares terão diante de si a tarefa de construir currículos, com base nas aprendizagens essenciais estabelecidas na BNCC (Ibidem, p. 16-20).
  • Currículos, garantir as aprendizagens essenciais trazidas na BNCC, e não necessariamente as terminologias ou estrutura do documento.
  • “Os conteúdos científicos devem se organizar em torno de uma determinada ideia ou eixos, que estruturam o trabalho pedagógico a ser desenvolvido por professores(as) e estudantes em tempos e espaços escolares
  • Sobre a necessidade de estabelecimento de Eixos Transversais no documento curricular: A SEEDF optou por manter os pressupostos teóricos, concepções e princípios pedagógicos da 1ª
  • Os Eixos Transversais do Currículo fazem parte desse bojo, e nascem de temáticas retiradas da atualidade, emergindo da sociedade.
  • Os documentos curriculares podem assumir diversos formatos tendo a BNCC como referencial.
  • as habilidades devem ser consideradas sob as perspectivas da continuidade das aprendizagens e da integração dos eixos organizadores e objetos de conhecimento ao longo dos anos de escolarização
  • Ainda segundo a BNCC, [...]
  • Portanto, os agrupamentos propostos na BNCC não devem ser tomados como modelo obrigatório para o desenho dos currículos (Ibidem, p. 84, grifo nosso).
  • da BNCC tal como ela foi apresentada, mas de contemplar os campos de atuação dentro dos objetivos de aprendizagem e dos conteúdos, sem prejuízo às aprendizagens essenciais preconizadas na BNCC.
  • Sobre a existência de Eixos Integradores no currículo, norteando o trabalho das redes pública e privada, no que concerne ao trecho que trata da Língua Portuguesa: O Currículo propõe, como Eixos Integradores
  • para os Anos Iniciais, a Alfabetização, os Letramentos e a Ludicidade, e, para os Anos Finais, os Letramentos e a Ludicidade, com o entendimento de que eixo é algo que sustenta, apoia e integra
  • Os documentos curriculares podem assumir diversos formatos tendo a BNCC como referencial.
  • “O trabalho com eixos temáticos permite a concretização da proposta de trabalho pedagógico centrada na visão interdisciplinar, pois facilita a organização dos assuntos, de forma ampla